O setor jurídico do Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE) tem ampliado significativamente suas ações visando garantir a aplicação do piso salarial dos cirurgiões-dentistas no estado. Até 7 de fevereiro, o conselho já havia protocolado 168 ações judiciais contra municípios e consórcios públicos de saúde que não cumpriam a legislação vigente em seus editais de concurso ou seleção pública.
Ao todo, 96 municípios e 6 consórcios foram acionados judicialmente, com alguns locais acumulando mais de uma ação devido a múltiplos editais publicados sem a devida adequação salarial.
Crescimento das ações
O levantamento do CRO-CE mostra uma evolução no número de processos ajuizados:
Esse aumento reflete o compromisso do CRO-CE em defender os direitos da categoria odontológica e assegurar que as prefeituras e órgãos públicos cumpram a legislação referente ao piso salarial da profissão.
Municípios demandados em 2025
Entre os entes públicos acionados este ano estão os municípios de Beberibe, Brejo Santo, Chorozinho, Itapajé, Jati, Pentecoste, Quixelô, Quixeramobim e Senador Sá, além do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Camocim.
Decisões favoráveis à categoria
O CRO-CE já obteve decisões judiciais importantes, garantindo a retificação da remuneração e da carga horária dos cirurgiões-dentistas. Algumas das recentes decisões incluem:
Acompanhamento dos processos
O CRO-CE disponibiliza abaixo uma tabela atualizada com o status das ações e um passo a passo para que os profissionais possam acompanhar os processos diretamente no site da Justiça Federal do Ceará.
Com essa atuação firme e contínua, o conselho reforça seu compromisso com a valorização da odontologia e a garantia dos direitos trabalhistas da classe.
*Todas as decisões citadas estão aguardando decurso de prazo para interposição de eventual recurso.