I Fórum de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde acontece durante o CIOCE 2023

Publicado em 07/05/2023

Na tarde deste sábado, 6 de maio, como parte da programação do Congresso Internacional de Odontologia do Ceará - CIOCE 2023, aconteceu o I Fórum de Saúde Bucal no Sistema Único de Saúde: Brasil Sorridente e suas perspectivas.

Com palestra da coordenadora-geral de Saúde Bucal do Governo Federal, Doralice Severo da Cruz, o Fórum foi articulado pelo CRO-CE em parceria com a organização do Congresso.

O momento contou com mediação da cirurgiã-dentista professora e conselheira do CRO-CE, Adriana Correia. "Estar aqui falando das possibilidades de crescimento da Odontologia no Sistema Único de Saúde é, antes de qualquer coisa, emocionante", ressaltou.

A fala de abertura ficou por conta do presidente do Conselho, Dr. Gládyo G. Vidal, que enfatizou a importância de trazer o tema para o Congresso: "Nos propusemos a realizar uma discussão sobre o SUS no CIOCE por entender a importância do debate sobre saúde bucal com os que fazem a odontologia", explicou o presidente.

Em nome do CFO, saudou o público e os demais conselheiros regionais e federais, o secretário geral Cláudio Miyake.

Em sua palestra, Doralice Cruz destacou a parceria do Sistema Conselho: "Agradeço demais ao CFO e CROs que em vários locais são os grandes responsáveis pelo apoio logístico no SB Brasil 2020, que nos ajuda a chegar na população".

A coordenadora federal pontuou ainda que é preciso incluir os técnicos e auxiliares no dia a dia de trabalho do SUS, reforçando a importância do que chamou "trabalho a seis mãos". A presença do Técnico em Saúde Bucal na equipe mínima do SUS que, de acordo com ela, deve ser formada por Cirurgiã-Dentista, Auxiliar e Técnico em Saúde Bucal, foi outra questão levantada por Doralice Cruz.

Após a fala da coordenadora geral, fez um panorama estadual o representante da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Nalber Sigian, diretor do CEO Joaquim Távora.

Na sequência, a cirurgiã-dentista Janaína Rocha, conselheira do CRO-CE e coordenadora municipal de saúde bucal de Fortaleza, explanou a situação de Saúde Bucal em Fortaleza, lembrando as metas estabelecidas pelo município.

Também participou do Fórum a cirurgiã-dentista, Saskia Erlene, coordenadora de saúde bucal do município de Juazeiro do Norte.

Ao final do encontro, o público trouxe aos palestrantes suas perguntas em debate amplo e enriquecedor para o tema.