O que é ser Responsável Técnico na Odontologia?

Publicado em 24/02/2023

Arrasta a imagem para o lado e confere mais sobre a função de Responsável Técnico na Odontologia. Também contamos um pouco no texto abaixo:

É encargo da pessoa que ocupa este cargo observar se os profissionais contratados pela clínica são inscritos no CRO, atentar para as normas de biossegurança e orientar as publicidades da entidade de acordo com as normas éticas.

De acordo com o Código de Ética Odontológica (CEO): “Ao responsável técnico cabe a fiscalização técnica e ética da instituição pública ou privada pela qual é responsável, devendo orientá-la, por escrito, inclusive sobre as técnicas de propaganda utilizadas”.

Em outras palavras: é estar sempre em alerta aos detalhes do cotidiano de um consultório, clínica ou laboratório. Mais que isso, é saber que, como encarregado do espaço, será aquele que responderá por qualquer infração que nele ocorra. É dever do responsável técnico a busca pela aplicação fiel ao CEO e a informação imediata ao Conselho Regional quando constatar infração ética na empresa em que exerça sua responsabilidade.

Em resumo: o exercício correto da Odontologia, a qualidade na prestação do serviço odontológico e a valorização da profissão passam por você, profissional responsável técnico!