Prorrogada até o dia 31 de agosto a coleta de dados do Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal – SB BRASIL 2020 (Vigência 2021-2022) do Ministério da Saúde.
O órgão solicita que os parceiros do projeto, como as secretarias estaduais e municipais de Saúde, instituições de ensino e profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizem a coleta de dados para não impactar no prazo final de entrega dos resultados.
A pesquisa Nacional SB Brasil deste ano permitirá conhecer, além do perfil epidemiológico do país, o perfil de saúde bucal de cada Estado e do Distrito Federal. O SB Brasil contribuirá para o avanço das estratégias de avaliação e planejamento dos serviços, fortalecendo a vigilância à saúde, prevalecendo a Política Nacional de Saúde Bucal.
No total, serão examinados mais de 50 mil moradores de 422 municípios, sendo esta considerada a maior amostra entre todos os cinco levantamentos já feitos. O público-alvo do estudo são pessoas com idades de 5 anos, 12 anos, 15 a 19 anos, 34 a 35 anos e 65 a 74 anos. Conforme cronograma do Ministério da Saúde, os resultados da pesquisa estão previstos para serem divulgados em dezembro de 2022, de modo a identificar os agravos bucais mais prevalentes, tais como cárie dentária, doença periodontal, necessidade de prótese dentária, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto desses agravos na qualidade de vida dos brasileiros.
Confira as novas datas: