CRO-CE publica nota oficial de repúdio

Publicado em 02/08/2016

O Conselho Regional de Odontologia do Estado do Ceará vem a público, com veemência, manifestar repúdio sobre o desmonte em andamento da Saúde Bucal como Politica Pública integrada ao SUS, diante das recentes sinalizações feitas sobre uma possível extinção da Coordenação Nacional de Saúde Bucal.
Esta medida representa um retrocesso de proporções incalculáveis à população brasileira que, apenas muito recentemente, em 2004, tornou viável e possível o acesso às ações e serviços de saúde bucal a partir de orçamentos específicos explicitados no Planejamento Orçamentário do Ministério da Saúde, bem como, a implementação da politica de saúde bucal, com repercussões nos Estados e Municípios.
Esta medida, antirrepublicana, retrógrada e desumana repercute de forma grave o nível de desrespeito para com os trabalhadores do SUS e todos quantos se implicaram na construção e consolidação desta conquista social, sempre precedida de enormes esforços e lutas nos mais diversos movimentos da sociedade.
Assim, em nome dos profissionais de saúde comprometidos com a política de atenção à saúde bucal e com a consolidação do SUS como política pública universal de saúde, conclamamos a classe e a comunidade a não se calarem diante desta absurda medida. Reiteramos a necessidade de assegurar o fortalecimento e expansão da Saúde Bucal, como politica pública inclusiva e fundamental no processo de atenção à saúde.

Atenciosamente,

Dr. Eliardo Silveira Santos