• Telefone: (85) 2222-0600 / 0800 011 0006
    • E-mail: cro@cro-ce.org.br
    • Funcionamento: Sede Fortaleza 09h às 18h
      Delegacias 08h às 17h
  • Sistema eletrônica de serviço de informação ao cidadão
  • Ouvidoria
  • Portal da Transparência
  • Serviços Online
  • WhatsApp
  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook

Clareamento dental exige acompanhamento profissional e atenção aos riscos de produtos irregulares

Publicado em 29/01/2026

Clareamento dental exige acompanhamento profissional e atenção aos riscos de produtos irregulares

O clareamento dental está entre os procedimentos estéticos mais procurados nos consultórios odontológicos, mas o desejo por dentes mais brancos precisa caminhar lado a lado com segurança, orientação técnica e responsabilidade. O acompanhamento de um cirurgião-dentista é fundamental para garantir resultados eficazes sem comprometer a saúde bucal do paciente.

O alerta ganha ainda mais força após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar, nessa terça-feira (27), a proibição e apreensão da fita 9D White Teeth Whitening Strips, produto indicado para clareamento dental. Segundo a Anvisa, o item não possui registro no órgão, e a empresa responsável, a VM Global Trade Ltda, não tem autorização de funcionamento. Além da apreensão, estão proibidos a comercialização, distribuição, importação, propaganda, transporte e uso do produto no Brasil.

Para a conselheira Pollyanna Bitu, o uso de produtos sem acompanhamento profissional pode trazer riscos sérios à saúde bucal. Ela reforça que o clareamento dental deve ser sempre realizado sob supervisão de um cirurgião-dentista. “É muito importante que o paciente faça um clareamento dental sob a supervisão do cirurgião-dentista, porque somente ele vai conseguir analisar qual o melhor produto para o paciente. Ele faz um acompanhamento para avaliar a sensibilidade, aplica técnicas de prevenção no consultório e orienta cuidados que o paciente pode realizar em casa, como o uso adequado de cremes dentais e outros produtos. Essa supervisão é fundamental”, destaca.

Além da escolha correta dos produtos, o acompanhamento profissional permite avaliar a evolução do clareamento e prevenir danos ao esmalte dental. “Somente o cirurgião-dentista consegue avaliar o grau de clareamento, identificar se algum dente está demorando mais a clarear e prevenir problemas por meio de um protocolo adequado. Ele escolhe os produtos certos para evitar desgaste do esmalte e sensibilidade, sempre considerando o objetivo final do paciente: dentes mais brancos e saudáveis. Esse protocolo é individualizado, e só o dentista sabe indicar o que melhor se adequa a cada caso”, completa a conselheira.

Em tempos de soluções milagrosas vendidas na internet, o acompanhamento de um cirurgião-dentista é essencial para garantir um sorriso bonito sem colocar a saúde do paciente em risco.