A Câmara dos Deputados promoveu, na manhã desta terça-feira (21), a sessão solene em celebração ao Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, comemorado oficialmente em 25 de outubro. A solenidade colocou em evidência a importância dos cerca de 450 mil cirurgiões-dentistas registrados junto ao Sistema Conselhos de Odontologia em todo o país.
As autoridades discursaram alinhadas na defesa das grandes pautas de valorização da profissão e da Odontologia brasileira, entre elas o Exame Nacional de Proficiência e a urgente necessidade de atualização salarial dos cirurgiões-dentistas.
A solenidade ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães e foi presidida pela deputada Delegada Katarina (PSD-SE). Também compuseram a mesa de autoridades o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Claudio Miyake; o coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Edson Lucena; a presidente do CRO-SE, Anna Tereza Lima; além de José Carrijo Brom, representando a FIO; e Ermano Costa, liderança do Movimento Dentistas do SUS.
Também acompanharam a solenidade o vice-presidente do CFO, Nazareno Ávila, o secretário-geral Roberto Pires e o tesoureiro Élio Lucas, além dos conselheiros federais Ataíde Aires, Anderson Siqueira, Samir Najjar, Eduardo Ferro, Eduardo Favilla, João Batista Franco, Romildo Bringel e Sandra Silvestre. O deputado federal Antonio Andrade (Republicanos-TO) e a presidente da ANATO, Filomena Barros, também estavam presentes, assim como presidentes e representantes dos CROs de todo país, membros da Terceira Caravana pelo Piso Salarial de Cirurgiões-Dentistas e Médicos e demais entidades representativas da Odontologia.
Todas as autoridades fizeram declarações públicas de apoio às pautas da Odontologia, especialmente a atualização salarial e a criação do Exame Nacional de Proficiência. Também destacaram a importância do diálogo alinhado entre todas as entidades da Odontologia, o Congresso Nacional e o Governo Federal.