Município de Abaiara aprovou projeto de lei que valoriza as equipes de odontologia

Publicado em 29/11/2023

É sempre uma vitória da classe e do CRO-CE, ver o piso salarial do cirurgião-dentista ser reconhecido e a profissão valorizada.

Hoje recebemos a notícia que o município de Abaiara aprovou projeto de lei proposto pela gestão municipal para, a partir de janeiro de 2024, realizar a implementação progressiva do piso. Também houve acordo de reajuste progressivo para equipe de auxiliares e técnicos de saúde bucal.

Atualmente tramitam na justiça três ações do CRO-CE em desfavor do município de Abaiara. Todas pedem, de alguma forma, atitudes que, em síntese, pratiquem a valorização da profissão. Da mesma forma, o CRO-CE já entrou com processos contra vários outros municípios cearenses, com objetos similares. Em sua maioria os processos falam sobre concursos, seleções e certames anunciados com valores inferiores ao piso salarial.

A luta pelo piso salarial de cirurgião-dentista e pelo pagamento por desempenho da saúde bucal, na Atenção Primária à Saúde - APS, no sistema único de Saúde - SUS, tem sido constante no CRO-CE.

Em relação ao piso do CD, no mês de agosto deste ano, o Conselho chegou à centésima ação jurídica. A batalha conta com apoio irrestrito do CFO e a participação de CROs de todo o país, está no STF.