Halitose e disfunções salivares na pauta do Ciclo de Atualização do CRO-CE

Publicado em 31/07/2023

No último sábado, 29 de julho, o Conselho Regional de Odontologia do Ceará (CRO-CE) realizou mais um debate de seu Ciclo de Atualização. Com o tema “Halitose e disfunções salivares”, o encontro contou com explanação das cirurgiãs-dentistas Daiane Rocha e Vera Magalhães. A mediação ficou por conta do CD Dennys Baêtas. O encontro foi aberto pela conselheira Denyse Freire: "O tema abordado hoje é relevante, pois a odontologia vai muito além de cuidar apenas dos dentes, trata também dos pacientes como um todo. As alterações salivares e a halitose são indicadores importantes na avaliação da saúde geral do indivíduo", pontuou.

A halitose, mais conhecida como mau hálito, é um tema muito presente nos consultórios odontológicos. As causas são diversas, por isso é importante um diagnóstico minucioso e especializado para que o tratamento possa ser eficaz. De acordo com Daiane Rocha, “A halitose é um problema social muito sério, porque a pessoa que tem mau hálito, muitas vezes, é tachada de ter má higiene. Mas, na verdade, vai muito além disso. Existe muita desinformação e preconceito. O importante é resolver a causa, não apenas as consequências. Curar, controlar e paliar são as três coisas que devem ser consideradas em todo tratamento”.

Segundo a Associação Brasileira de Halitose (ABHA), aproximadamente 30% da população brasileira sofre com algum problema relacionado ao mau hálito, isso significa cerca de 50 milhões de pessoas. A respeito da incidência do mau hálito na população, Vera Magalhães comentou: "O paciente pode relatar sintomas que, muitas vezes, não são entendidos por pessoas que não são profissionais da área. Isso causa uma série de problemas em relação à vida do paciente, como a baixa autoestima, a dificuldade em relacionamentos, dentre outros. É preciso um cuidado na acolhida desse paciente".

O prejuízo causado pelas disfunções salivares também foi tratado pelos palestrantes. "Existem diferentes tipos de disfunções não diagnosticadas. O paciente nem sempre tem queixas graves, mas pode acumular prejuízos à saúde por conta disso. Essas alterações podem se referir à quantidade ou qualidade da saliva e isso tende a repercutir em problemas bucais ou não bucais. Exames simples, realizados em consultório odontológico, como a sialometria, são fundamentais no diagnóstico e merecem ganhar mais destaque na prática diária da Odontologia", destacou Dennys Baêtas, mediador do encontro.

Realizado a cada 15 dias, o Ciclo de Atualização retorna em 12 de agosto, com o tema "emergências na endodontia”. O debate é destinado a estudantes de odontologia, cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal e prótese dentária. A participação pode ser presencial, no auditório da sede do CRO-CE, ou virtual, pelo canal do Conselho no Youtube. Os cursos são gratuitos e oferecem certificado mediante inscrição prévia e presença comprovada na ocasião da realização.