CRO-CE realiza manifestação contra a Educação à distância na graduação odontológica

Publicado em 08/05/2023

Nesta segunda-feira, 8 de maio, às 17h, o Conselho Regional de Odontologia realiza manifestação contra a educação à distância na graduação de odontologia. O evento acontecerá nos corredores da feira de negócios do Congresso Internacional de Odontologia, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

A prática do Ensino à distância tem sido uma realidade no país que ganhou força após a pandemia. Embora seja vista como uma maneira de levar a educação para mais pessoas, com mais facilidades, para algumas áreas ela é inviável, pela necessidade do acompanhamento prático das atividades discentes.

No último mês de abril, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) realizou o I Fórum Nacional Contra a Modalidade de Educação a Distância (EaD) na Odontologia, em Brasília-DF. O encontro reuniu diversas entidades em manifestação contrária à oferta de cursos de Odontologia na modalidade EaD.

Na ocasião, para sinalizar o desacordo com o tema as entidades participantes, dentre elas os 27 Conselhos Regionais, assinaram uma Nota Pública afirmando: “A EaD, enquanto modalidade de oferta, não deve ser aplicada aos cursos de graduação em Odontologia, porque o desenvolvimento de diversas competências, incluindo as que requerem a obtenção de habilidades manuais, exigem que o curso de Odontologia seja majoritariamente prático, pois o egresso exercerá funções de anestesista, cirurgião e prescritor, que não podem prescindir do contínuo e progressivo contato com pacientes, sempre supervisionados por docentes. Além disso, a formação pré-clínica na Odontologia é procedimental e não observacional, com vistas ao desenvolvimento de habilidades motoras previamente às práticas clínicas, indispensável para preparar o estudante para os estágios curriculares obrigatórios”.

"A manifestação de hoje espera envolver estudantes, profissionais e faculdades na defesa do ensino presencial na gradução odontológica. Qualidade na graduação é o melhor caminho para entregarmos um bom serviço e protegermos a sociedade”, destacou o presidente do CRO-CE, Gládyo G. Vidal.

• Serviço: Manifestação contra EAD na Odontologia
  • 8 de maio de 2023 - 17h - Centro de Eventos do Ceará - Stand do CRO-CE