• Telefone CRO-CE +55 85 9 8814-1163
  • E-mail CRO-CE cro@cro-ce.org.br
  • Horário de atendimento CRO-CEFuncionamento: Sede Fortaleza 09h às 18h
    Delegacias 08h às 17h
  • E-SIC CRO/CE
  • Ouvidoria Conselho Regional de Odontologia do Ceará
  • Acesso a informação

Fevereiro roxo: um mês para acolher

Publicado em 08/02/2023

Como uma entidade ligada à saúde, o CRO-CE trará mensalmente o seu apoio à Campanha das Cores: movimentos de conscientização e cuidados sobre diversos problemas que afetam o bem-estar das pessoas.

Alzheimer, Lupus e Fibromialgia são as doenças em foco no mês de fevereiro. Diferentes em suas características, as três têm, em comum, o fato de serem crônicas e incuráveis. Nesse caso, acolher e confortar é o caminho para reduzir os danos que cada uma dessas enfermidades apresentam na vida de quem convive com elas. Conheça um pouco mais:

Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela perda cognitiva e de memória, além do comprometimento progressivo das atividades de vida diária. O Alzheimer é a causa mais comum de demência e atinge, normalmente, pessoas com mais de 60 anos de idade.

O Lúpus é uma doença inflamatória autoimune, isto é, o próprio sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo “por engano”. Ela pode afetar múltiplos órgãos e tecidos como: pele, articulações, rins e cérebro. Segundo os estudos sobre a doença, os sintomas podem surgir de repente ou se desenvolver lentamente. Os sinais mais comuns são: fadiga; febre; dor nas articulações; rigidez muscular e inchaços; rash cutâneo – vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz.

A Fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais de três meses), e que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador, cansaço e, por vezes, distúrbios do humor, ansiedade e depressão.