• Telefone CRO-CE +55 85 9 8814-1163
  • E-mail CRO-CE cro@cro-ce.org.br
  • Horário de atendimento CRO-CEFuncionamento: Sede Fortaleza 09h às 18h
    Delegacias 08h às 17h
  • E-SIC CRO/CE
  • Ouvidoria Conselho Regional de Odontologia do Ceará
  • Acesso a informação

Solenidade em Fortaleza certifica remidos e agracia destaques da odontologia com outorga de medalha

Publicado em 21/11/2022

Aconteceu na última sexta-feira, 18, na sede do CRO-CE, em Fortaleza, solenidade de entrega de certificados aos profissionais remidos e outorga da Medalha do Mérito Odontológico Cearense. O evento marcou o Dia do Cirurgião-Dentista, transcorrido em 25 de outubro.

Na abertura do evento, o presidente do CRO-CE, Gládyo Gonçalves Vidal, ressaltou a importância da valorização da odontologia a partir de questões como a luta pelo piso salarial e os enfrentamentos relacionados à pandemia.

Com a medalha do mérito odontológico cearense foram agraciados os cirurgiões-dentistas Carlos Hilton Albuquerque Soares, atual secretário de saúde do Ceará, Diego Peres Magalhães e Maria Vieira de Lima Saintrain, que além da prática odontológica são professores universitários.

Pela primeira vez a medalha contemplou também um profissional do corpo técnico auxiliar da odontologia: a técnica e auxiliar em saúde bucal, Geralda Araújo de Matos, que atua há 20 anos no apoio a cirurgiões-dentistas.

Também foram entregues certificados para 4 profissionais remidos, os cirurgiões-dentista Auta Helena Beviláqua Batista, Carlos Alberto da Fonseca Dias, Eliardo Silveira Santos e João Batista de Oliveira. A inscrição remida é concedida pelo conselho regional de odontologia, seguindo as normas do conselho federal de odontologia. Ela contempla profissionais que chegaram aos 70 anos de idade sem nenhuma advertência ética em sua jornada.

O ex-presidente do Conselho, Eliardo Silveira Santos falou em nome dos profissionais remidos e lembrou, não apenas sua trajetória como representante da classe, mas o valor da odontologia como carreira profissional a quem a exerce e para a sociedade que dela usufrui.

O fechamento da solenidade foi feito pela conselheira Janaína Rocha, presidente da comissão de ensino e especialidades, que informou o lançamento breve de nova edição da revista do CRO-CE e os números positivos do Curso de Atualização para TSBs e ASBS, promovido desde agosto último, com a participação de mais de 600 profissionais.

Estiveram também presentes no evento os conselheiros Joaquim Oliveira Pimentel, Adriana Moraes Correia, Felipe Freire de Carvalho e Patrícia Maria Costa de Oliveira Sousa, além da delegada do CRO-CE em Sobral, Dra Tarciana Serafim. Bem como o presidente da Associação Brasileira de Odontologia- Seção Ceará, José Bonifácio de Sousa Neto, Raquel Praxedes pelo Sindiodonto e Sérgio Vieira da Fonseca representando a Academia Cearense de Odontologia.

HOMENAGEADOS

Carlos Hilton Albuquerque Soares

O sobralense Carlos Hilton Albuquerque Soares foi um dos homenageados com a medalha do mérito odontológico cearense.

Cirurgião-dentista, mestre em gestão e modernização pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e graduado em odontologia pela Universidade Federal Do Maranhão (UFMA), Carlos Hilton é atualmente secretário de saúde do Ceará e professor-assistente da Universidade Vale do Acaraú.

Na vida pública, foi ainda vice-prefeito de Sobral entre os anos de 2013 e 2016 e atuou na gestão pública de saúde daquele município.

“Eu posso dizer que este momento é como o ápice da minha carreira, ser reconhecido pelos meus pares”, afirmou o secretário Carlos Hilton.

Maria Vieira de Lima Saintrain

A cirurgiã-dentista Maria Vieira de Lima Saintrain também recebeu a medalha do Mérito Odontológico Cearense. Professora titular da Universidade Fortaleza (Unifor), Maria Vieira é pós-doutora em saúde coletiva e doutora em odontologia em saúde coletiva. A profissional pesquisa epidemiologia em saúde bucal e saúde de pessoas idosas, sendo especialista em gerontologia.

Ao receber a medalha, a professora relembrou as diversas turmas de alunos que passaram por suas aulas, enfatizando que aquela era uma conquista de muitos e não de uma só.

Diego Peres Magalhães

O Cirurgião-Dentista Diego Peres Magalhães, professor do Centro Universitário Christus (Unichristus) também foi agraciado com a medalha do Mérito Odontológico Cearense. Mestre em clínica odontológica e especialista em endodontia e em odontologia para pacientes com necessidades especiais, o cirurgião-dentista é também habilitado em odontologia hospitalar, sedação consciente e analgesia inalatória. São estas suas áreas de atuação, tanto na clínica odontológica quanto na academia.

O cirurgião-dentista lembrou de sua passagem pelo CRO-CE como conselheiro, em gestões anteriores, reforçando a importância do Conselho para o crescimento e o reconhecimento de uma odontologia valorosa.

“Em todos os momentos da minha vida profissional tento enxergar a odontologia pelo olhar dos meus pacientes, dos meus colegas de trabalho e dos meus alunos (...) Enfim, tento ser empático. Acredito que essa tenha sido uma das razões que me fizeram ser lembrado para esta homenagem. Acredito que o mundo precisa de mais empatia”, ressalta Diego Peres.

Geralda Araújo de Matos

Natural do município do Cedro, a técnica e auxiliar de saúde bucal Geralda Araújo de Matos foi a primeira profissional da categoria a ser agraciada com a Medalha do Mérito Odontológico Cearense.

Geralda começou a atuar na Odontologia há cerca de 20 anos auxiliando os profissionais do Posto Municipal de Saúde Fernando Diógenes, no bairro Granja Portugal, em Fortaleza. Também passou por outra unidade de saúde no bairro Granja Lisboa e pelo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no Itaperi.

Em 2018 passou a ocupar cargo de auxiliar de saúde bucal na Associação Brasileira de Odontologia Seção Ceará (ABO-CE) onde realizou curso de técnica de saúde bucal e atua nesta função até os dias atuais.

“Eu amo o meu trabalho e só tenho a agradecer por ele e por essa homenagem”, destacou Geralda Matos.