Resultado do Prêmio Brasil Sorridente: São Gonçalo do Amarante e Horizonte se destacam

Publicado em 09/09/2015

A Comissão de Políticas Públicas de Saúde do CFO  divulgou, nesta sexta-feira (4), os cinco primeiros municípios classificados, por categoria, ao Prêmio Brasil Sorridente do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Vinte estados e o Distrito Federal participaram do prêmio, criado pelos Conselhos Federal e Regionais de Odontologia, concedido pelo CFO aos municípios brasileiros que se destacam na implantação e efetivação das políticas públicas locais de saúde bucal.
A iniciativa tem o objetivo de incentivar ações de saúde bucal voltadas à população. Por isso, contempla cidades que se destacam na realização de práticas odontológicas bem-sucedidas. Na reunião da indicação estavam presentes o presidente da Comissão, Marco Manfredini, e os membros Anselmo Calixto, Gabriela Gaspar, José Cláudio Pereira e Waldeyde Santos.
Entre os municípios com até 50 mil habitantes, o primeiro lugar foi para a cidade de Ibiporã, no Paraná. Em segundo, São Gonçalo do Amarante, Ceará; e em terceiro, Pederneiras, do estado de São Paulo. O quarto e quinto lugares, respectivamente, foram para São Gonçalo do Sapucaí, em Minas Gerais; e Porto Real, no Rio de Janeiro.
Na categoria de municípios com mais de 50 mil até 300 mil habitantes, venceu Resende, no Rio de Janeiro. Varginha, em Minas Gerais, e Chapecó, em Santa Catarina, ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente. Horizonte, no Ceará, conquistou o quarto lugar e Primavera do Leste, o quinto.
Na disputa por cidades acima de 300 mil habitantes, a capital do Amazonas, Manaus, foi a vencedora. São Bernardo do Campo, município do Grande ABC paulista, ficou na segunda posição. A terceira colocada foi Vitória, no Espírito Santo, seguida de Florianópolis, em quarto. Curitiba ocupou a quinta classificação.
A primeira colocada de cada categoria na etapa nacional receberá um equipamento para consultório odontológico com o patrocínio da empresa de equipamentos Dabi Atlante e um percentual de kits de higiene bucal para a população, da parceira Colgate-Palmolive.
Esta edição do Prêmio foi considerada também vitoriosa, uma vez que contou com maior participação de municípios.  Das 210 participações nos estados, 24 foram indicados a integrar a etapa nacional, nas três categorias. De norte a sul do país, a população dos municípios será a grande vencedora e beneficiada com políticas públicas em prol de seus cidadãos.

Fonte: Comunicação CFO